Novos modelos de produção e a formação do
engenheiro:
uma abordagem CTS
von LINSINGEN, Irlan;
BAZZO, Walter Antonio
UFSC, CTC, EMC, Florianópolis, SC
linsingen@emc.ufsc.br
,
wbazzo@emc.ufsc.br
Artigo publicado no
COBENGE-2000 (Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia)
Artigo Completo
Resumo
É cada vez mais difundida, e aparentemente aceita, a idéia da emergência de um novo paradigma produtivo, com o fim do fordismo e gradual estabelecimento de uma economia pós-industrial, cuja característica mais marcante seria a flexibilidade que se refere aos produtos, mercados, tecnologias e trabalho.
Uma das conseqüências dessa transformação seria o aumento da mobilidade profissional, e a exigência de competências até agora não consideradas na formação técnica, com redução do predomínio da visão tecnicista.
Essa mudança paradigmática não poderia prescindir, imagina-se, de uma nova formação dos engenheiros numa perspectiva interdisciplinar, que os torne capazes de integrar os aspectos técnicos e sócio-organizacionais.
Por outro lado, cresce o movimento que considera a ciência-tecnologia como construção social e que reivindica uma formação tecnológica com forte comprometimento social.
Neste artigo discutimos algumas das características desses novos modelos de produção e os novos atributos que seriam 'necessários' para os engenheiros, empregando referenciais CTS.
Palavras-chave: Formação do Engenheiro, Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), Modelos de Produção, Análise sociotécnica |