NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

CENTRO TECNOLÓGICO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Novos modelos de produção e a formação do engenheiro:
     uma abordagem CTS

von LINSINGEN, Irlan; BAZZO, Walter Antonio
    UFSC, CTC, EMC, Florianópolis, SC
   
linsingen@emc.ufsc.br , wbazzo@emc.ufsc.br
    Artigo publicado no COBENGE-2000 (Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia)

Artigo Completo

Resumo

   
É cada vez mais difundida, e aparentemente aceita, a idéia da emergência de um novo paradigma produtivo, com o fim do fordismo e gradual estabelecimento de uma economia pós-industrial, cuja característica mais marcante seria a flexibilidade que se refere aos produtos, mercados, tecnologias e trabalho.
    Uma das conseqüências dessa transformação seria o aumento da mobilidade profissional, e a exigência de competências até agora não consideradas na formação técnica, com redução do predomínio da visão tecnicista.
    Essa mudança paradigmática não poderia prescindir, imagina-se, de uma nova formação dos engenheiros numa perspectiva interdisciplinar, que os torne capazes de integrar os aspectos técnicos e sócio-organizacionais.
    Por outro lado, cresce o movimento que considera a ciência-tecnologia como construção social e que reivindica uma formação tecnológica com forte comprometimento social.
    Neste artigo discutimos algumas das características desses novos modelos de produção e os novos atributos que seriam 'necessários' para os engenheiros, empregando referenciais CTS.

Palavras-chave: Formação do Engenheiro, Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), Modelos de Produção, Análise sociotécnica